Atuação na AEAP  
  O Professor  
  Praça Modelo  
  SANEP  
  DAER  
  SPH  
  ANTAQ  
  Perfil  
  PSDB  
  Vereador  
  Opinião  
  Notícias  
  Links  
Político
Vereador
   

Proposições - 2001

Durante este período Gilberto Cunha protocolou 243 proposições, para mais detalhes clique sobre o título de cada proposição.

Protocolo nº 0084 11.01.01

Protocolo nº 0084 11.01.01

JUSTIFICATIVA
O problema da precariedade das condições de acesso e tráfego nas ruas do Valverde é antigo e de conhecimento público. Ele é decorrente de várias causas, destacando-se, dentre elas, a falta de um sistema de drenagem eficiente. Sem isto, ficam comprometidos os trabalhos de conservação das ruas naquele bairro. Está situação vem se agravando nos últimos tempos com a urbanização de novas áreas vizinhas, como novo Valverde e Pontal da Barra

Portanto, para se evitar o desperdício dos recursos públicos, urge um estudo técnico que equacione e de solução racional para o esgoto pluvial nesta área do laranjal.

Porém, no curto prazo, há necessidade da população usuária que devem ser supridas de imediato, tais como a garantia de acesso as casas e circulação geral de pessoas e mercadorias, notadamente nos dias de chuva. Para tal, o serviço de emsaibramento e outros processos de estabilização do solo nas ruas do Valverde é inadiável.

Desta forma, solicitamos a intervenção da Secretária de serviços Urbanos para realização do projeto do sistema de esgoto pluvial e, em caráter emergencial, o ensaibramento das ruas no Bairro Valverde (Sala de Sessões,11/01/2001)



RESPOSTA
Pelotas, 23 de fevereiro de 2001.

Senhor Presidente,

Servimo-nos do presente, para informar a Vossa Excelência, que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SMSU, tem programada através da Administração dos Balneários a recuperação do sistema de drenagem no Valverde.

Sendo o que se apresenta para o momento, renovamos nossoa elevados protestos de estima e consideração.

Atenciosamente

Fernando Marroni - Prefeito

Ementa: O Vereador Gilberto Cunha vem a este Plenário requerer que seja oficiada a Secretaria de Serviços Urbanos, solicitando o planejamento do sistema de drenagem do bairro Valverde, Laranjal, e a adoção de medidas emergenciais para garantir condições de acesso nos dias de chuva.

Protocolo nº 0056 09.01.01

Protocolo nº 0056 09.01.01

JUSTIFICATIVA
No dia 08 de janeiro de 2001, no período da tarde, os vereadores Gilberto Cunha e Adelar Bayer receberam, na Câmara de Vereadores, a visita do Sr. Renato Santos. Este cidadão, aflito e preocupado, procurou a Casa Legislativa na intenção de mostrar o que estava se passando com o atendimento à população no Pronto Socorro Municipal, pois um de seus familiares, naquele momento, de forma angustiada aguardava o referido atendimento médico.

Após contato telefônico com a Administradora do Pronto Socorro, Sra. Lia Mara Oliveira, foi permitida a visita dos Vereadores ao local. Chegando ao local, já na rampa de acesso à porta principal, foi possível observar o grande número de pessoas que aguardavam na rua, pois a sala de espera estava superlotada. Embora bem recebidos é notória a situação precária com que aquele Pronto Socorro vem atendendo a população. Na sala onde se dá o primeiro atendimento cinco pacientes em estado grave aguardavam disponibilidade de leitos na UTI, e os demais disputavam os espaços restantes para serem atendidos. As demais salas e os corredores que lhes davam acesso tinham uma característica em comum, eram enfermarias abarrotadas e por certo o atendimento, por mais boa vontade dos médicos e enfermeiros, era precário e sub-humano.

Ao questionarmos a administradora e posteriormente, por telefone, o Dr. José Francisco, médico responsável pelo Pronto Socorro, foi possível detectar algumas das causas que levam a esta situação inadmissível e, diríamos até, de desrespeito com a população. São elas: * O Pronto Socorro é o único de Pelotas e atende diversos municípios da região; * Não está ocorrendo a triagem dos pacientes nos Postos de Saúde, onde mandariam apenas os casos mais graves ao Pronto Socorro; * A população está se desabituando de usar os Postos de Saúde, face às condições às vezes precárias e de falta de médicos em horário permanente; * A média diária de atendimento é de 350 pacientes, totalmente superior a capacidade de atendimento normal do Pronto Socorro; * Os 24 leitos por dia acordados om os hospitais, via promotoria pública, nem sempre estão disponíveis e por vezes seu tipo difere das necessidades de internação; * Faltam equipamentos hospitalares para atendimento e os existentes, além de serem insuficientes, estão alguns em estado precário e estão cedidos pela FAU; * A verba atual para manutenção do pronto Socorro é de R$ 102.000,00, aquém das necessidades atuais.

Sendo assim, não é possível mais admitir a forma sub-humana com que a população esta sendo tratada, logo é urgente e necessária à tomada de providências por parte do poder executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde. (Sala de Sessões, 09/01/2001)

Ementa: O Vereador Gilberto Cunha (PSDB) e Adelar Bayer (PTB), após visita realizada no dia 08/01/2001 ao Pronto Socorro Municipal de Pelotas, vem solicitar este Plenário que seja oficiada a Secretaria da Saúde, no sentido de tomar providências urgentes quanto à situação de precariedade que passa este Pronto Socorro. Sua estrutura física e operacional atual esta aquém de demanda que vem suportando. É importante registrar que o mesmo atende hoje, em média, 350 pacientes por dia, alguns casos em condições, pode se dizer, sub-humanas e ainda sem poder contar de forma permanente com a integralidade dos 24 leitos de internação acordados com os hospitais da cidade.

Protocolo nº 0025 04.01.01

Protocolo nº 0025 04.01.01

JUSTIFICATIVA
Em julho de 1967 é aprovado e implementando o I Plano Diretor de Pelotas, trabalho este desenvolvido por uma empresa particular, especialmente contratada. Após 13 ( treze ) anos, década de 80 a Prefeitura Municipal atravésde equipe local realiza o II Plano Diretor de Pelotas. Passados 21 ( vinte e um) anos, este Plano Diretor está totalmente alterado por inúmeras leis e decretos complementares, algumas delas sem sequer uma análise técnica de viabilidade que tornaram este documento complexo e de difícil entendimento, inclusive para aqueles que utilizam diariamente.

A Lei Orgânica Municipal estabelece do artigo 147 competência ao poder Executivo de viabilizar o funcionamento deste sistema de planejamento municipal, mantendo equipe e estrutura administrativa capacitada e exclusiva para funcionar de maneira contínua e permanente de forma de atualizar num prazo máximo de 5 ( cinco ) anos o Plano Diretor. O propio plano configura a existência de um Escritório Técnicodo Plano Diretor ETPD, cujas atribuições legais estão previstas nos Artigos 8º ( oitavo ) e 9º ( nono ), da Lei 2565/80. è sabido que este escritório ao longo destes 21 ( vinte um ) anos esteve por diversas vezes descaracterizado do cumprimento de suas essenciais funções.

Em meados de 1998 um grupo formado por diversas instituições de nossa comunidade preocupados com a desatualização deste instrumento de planejamento e controle urbanobuscou, de forma mais efetiva, providências por parte do poder Executivo Municipal, para que fosse definido um processo de reestruturação do referido Plano. Tendo no atual momento permanecer inalterada a situação é imperativo ao desemvolvimento organizado de nossa cidade que o Sr. Secretário Antônio Carlos Soler defina a questão " Reavaliação doPlano Diretor de Pelotas" como prioridade em seu plano de gestão na Secretária de Urbanismo. (Sala de Sessões, 04/01/2001)



RESPOSTA
Pelotas, 26 de janeiro de 2001.

Senhor Presidente,

Servimo-nos do presente, para encaminhar a Vossa Excelência, cópia do Of. Gab. 045/01 da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, que responde o solicitado - anexo 02 (duas) folhas.

Sendo o que se apresenta para o momento, renovamos nossoa elevados protestos de estima e consideração.

Atenciosamente

Mário Luiz Fernandes Medeiros - Prefeito em exercício
ANEXO
Pelotas, 23 de janeiro de 2001.

Of. Gab. 045/01

Ao cumprimentá-lo, vimos pela presente informar, conforme solicitação contida no ofício 0007/00, da C6amara de Vereadores, em anexo, referebte a Proposição nº 0025/01, de autoria do vereador Gilberto Teixeira da Cunha , o que segue:

a) com relação ao plano Diretor de Pelotas é compromisso desta atual administração tratar do tema com prioridade. Para tanto, estamos trabalhando no sentido de estruturar a futura Secretaria de Planejamento Urbano - SEURB, tanto no aspecto físico/espacial, como de pessoal para que possa atender o processo de discussão e reavaliação desta fundamental peça de organização e funcionamento das cidades. Nesse sentido, enfrentamos o cenário de desmantelamento da SMUMA, como a desestruturação administrativa, a ausência de equipamentos para trabalho e a dispersão dos técnicos por outros setores da administração municipal, situaçÃo que esperamos extinguir com a criação da SEURB.

b) ao que tange ao CONPLAD, cabe dizer, que desde os primeiros dias desse governo já tomamos providências para aproximar a administração municipal do conselho que trata das questões urbanísticas, uma vez que, entendemos não ser possível elaborarmos políticas públicas sem a participação dos setores interessados e da coletividade e geral. Para tanto, já realizamos uma reunião com o CONPLAD, dia 18 do corrente, oportunidade na qual já atendemos algumas demandas históricas daquele colegiado, não atendidas anteriormente. Outrossim, na data de hoje, participamos de uma reunião com o CONPLAD e o sr. Prefeito Municipal, Fernando Marroni, na qual aprofundamos temas de interesse mútuo.

Dessa forma, nos colocamos a disposição do edil autor da proposição em tela, bem como de qualquer outro legislador municipal, para tratarmos deste e outros temas que são de compet6encia dessa secretaria.

sendo o que se apresenta para o momento, subcrevemo-nos

Atenciosamente

Antônio C. P. Soler - Secretario SMUMA

Ementa: O Vereador Gilberto Cunha vem solicitar, após ouvido este Plenário, que seja oficiada a Secretaria Municipal de Urbanismo, solicitando que a mesma ao planejar suas novas diretrizes e planos de ação, priorize a quetão de reavaliação do Plano Diretor de Pelotas e que, se possível, mantenha desde já estreita relação de trabalho com conselho do Plano Diretor CONPLAD.

1997 a 2000 2001 2002 2003 2004

 

<< Início da seção

<< anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

ENDEREÇO POSTAL:
Trav. Francisco Leonardo Truda, 40, Sala 92
Porto Alegre/RS - CEP 90.010-050

TELEFONE:
(51) 8131-7414

 

 

Gilberto Cunha © 2011 Website desenvolvido e hospedagem por @ms public